Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Análise Crítica - Filme: Apenas Uma Vez

Esse mês ou mês passado, não lembro, tive a oportunidade de assistir "Apenas Uma Vez" (Once). De todas as vezes que já banquei o crítico, ou que tentei dar minha opinião sobre o filme de um modo mais técnico, essa será com certeza a mais difícil.
Mas como esse é o começo do blog, é natural que demore até que comece a surgir bons textos.
Sem mais, vamos começar pelo começo:




Sinopse:
Apenas Uma Vez é um daqueles conto de fadas urbanos, que você sai do cinema fazendo seu máximo para evitar entrar em contato com a vida real novamente. - L.A. Weekly. Ele é um talentoso músico, que ganha a vida com seu violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de aspiradores de pó. Ela é tcheca que anda pelas mesmas ruas, vendendo rosas para sustentar sua família e tem como hobby o piano. O acaso fez com eles se encontrassem e a paixão pela música fará com que eles vivam uma experiência inesquecível. Uma linda história de amor embalada por músicas que traduzem os caminhos do coração.





Análise crítica:
Trata-se de um filme que se desenvolve quase em formato de musical. Tudo nele gira em torno da música, do sentimento que ela passa, do poder dela de mexer com nossas cabeças e assim por diante. Como diz a sinopse do DVD, as músicas ao longo do filme "traduzem os caminhos do coração."
Acredito que a beleza desse filme, está em sua simplicidade, pois não é uma produção Hollywoodiana. Isso fica evidente desde o primeiro minuto do filme até seu fim. Tudo nele foge do padrão hollywoodiano, tenha em mente que não é uma historinha de amor com protagonistas de carinha bonita, que passará pelos altos e baixos mais clichês imagináveis com aquele roteiro completamente previsível, não, Apenas Uma Vez é um filme nada previsível até o seu fim.



O Sabichão!


"Eles vão se beijar!" -



Nada disso, senhor sabichão! (Eu sei que você também sofre com o membro "vidente" da família tentando adivinhar as próximas cenas...) 







A trilha sonora do filme é magnífica, todas as canções encaixam perfeitamente com o enredo e obviamente dão muito sentimento as cenas. Inclusive coloquei duas faixas da trilha sonora no player do blog, são essas:
- Glen Hansard And Marketa Irglova - Falling Slowly
- Glen Hansard And Marketa Irglova - If You Want Me

Acredito que cada pessoa que assiste a esse filme, o entende de modo diferente ou tira dele uma mensagem diferente. Sendo assim, o que escrevo abaixo nada mais é do que minha versão do significado do filme. Sabendo disso, vamos lá:

Já parou para pensar quantas serão as suas chances de encontrar a pessoa certa? Ou então, quantas possíveis pessoas certas existem para você? Será que existe só uma pessoa certa? Será que achar a pessoa certa significa que tudo dará certo? Achar a pessoa certa, significa que ela será sua ou que você ficará com ela? Já parou pra pensar que você pode ter deixado sua pessoa certa ir embora? E se você não soube identificar quando a pessoa certa estava por perto?

Hollywood e seus contos de fadas abordam esse tema de um modo fantasioso, com tudo indo bem e acabando com finais felizes, afinal, quem não gosta de finais felizes?
Mas será que na vida real, é assim que as coisas acontecem?

Eu poderia ir longe nesse post com minha opinião sobre o tema do filme, mas prefiro deixar esse tema para quem sabe um próximo post. (Pra falar a verdade acabou de chegar a Pizza e sabe como é né? Prioridades...)
Sem mais, encerro minha "crítica piloto" sugerindo para todos aqueles que apreciam boa música e gostam de histórias não fantasiosas que procurem o filme na locadora mais próxima.


Trailer:






Enjoy!

Um comentário:

  1. Grandee Soul :D Parabéns pelo Blog.
    Sempre que possível coloca umas postagens de filmes novos, afinal é sempre bom ouvir uma opnião. Falow

    ResponderExcluir